Sem negros no palanque, a esquerda não vencerá

Muitos negros uniformizados jogando futebol. Seus chefes, empresários brancos, nas arquibancadas, aplaudem. Muitos negros em cima do palco. Seus chefes, empresários brancos, nas arquibancadas, aplaudem. Muitos negros eleitores. Aplaudem e elegem políticos brancos. Seja no palco ou na platéia, aos negros, e com frequência até pelos próprios negros, é vedada posição de poder.

Já escrevi aqui, que todos os problemas e questões do negro no Brasil se resolverão no dia em que negros, maioria de nosso eleitorado, votarem em candidatos negros. Especialmente em candidatas negras.

Marielle Franco, cria da Maré, foi eleita pela classe média branca do Rio de Janeiro. Os negros da Maré, a maioria evangélicos e cristãos do tipo antipáticos a figuras como a dela (lésbica, feminista, cristã defensora de religiões afro-descendentes) elegem, claro, brancos. Como disse uma vez a própria Marielle, pesarosa:

“Na Maré, até vizinhas olhavam para a minha proposta de ideia de família, não tradicional, não heteronormativa, e diziam que não votariam em mim por causa disso. Diferente do povo da Zona Sul, que de certa forma compreende melhor o lugar das liberdades das famílias. A esquerda ainda está infelizmente pautada em uma Zona Sul sociológica.”

Recentemente premiada no Festival de Brasília, a cineasta negra Sabrina Fidalgo, colaboradora do Quadro-negro, examina outro de tantos nós que se intrincam neste contexto contraditório e perverso. A falta de negros em palanques brancos, cotidiano especialmente mais grave quando falamos de partidos de esquerda que, com a saída de Lula da prisão, procuram reagrupar-se.

Haverá futuro para esquerda se não empossar negros em cargos de liderança de seus partidos?

Marielle Franco viveu e morreu sem ter sido eleita líder de seu partido.

O ex-presidente Lula discursa em São Bernardo do Campo – Eduardo Knapp/Folhapress

Sem negros no palanque, a esquerda não vencerá

Por Sabrina Fidalgo

Numa tarde cinzenta do ultimo dia 8 de novembro, durante uma reunião de trabalho, meu celular não parava de vibrar. O conteúdo das mensagens era um só; Lula havia sido solto.

Corri para casa o mais rápido que pude e ainda cheguei a tempo de ligar a TV para assistir ao vivo o ex-presidente deixar o presidio de Curitiba, sorridente, bem disposto, barba feita, caminhando acompanhado por companheiros do Partido dos Trabalhadores.

Logo vemos Lula discursar no palanque com aquela veemência e carisma que lhe são peculiar. “Sua retórica está ainda mais poderosa”, penso comigo enquanto assisto o grande acontecimento. Tirei uma foto da tela da minha própria TV para postar nas minhas redes sociais no auge da euforia da incrível e surpreendente novidade daquela sexta-feira cinzenta que nada prometia e, ao olhar a foto recém postada, percebo algo que já me chamara atenção não é de hoje; na imagem temos Lula ao centro, microfone em punho e ao seu fundo, políticos e
nomes conhecidos do PT, poucas mulheres e muitos homens.

Todos brancos.

Como em todos os palanques políticos do Brasil, da América Latina, e de grande parte do Ocidente.

Mas o PT é um partido de esquerda, logo o conceito de esquerda diz-se inclusivo e promete corrigir desigualdades, certo? A resposta é não.

Porque “a teoria, na prática, é outra”.

Alguns dias mais tarde, mais precisamente no dia 14 de novembro último, Midiã Noelle, do “Correio” (antigo “Correio da Bahia”), postou em sua coluna uma carta do “Coletivo Afronte à Comunicação” endereçada ao ex-presidente Lula que, aquela altura, se encontrava militando em Salvador. O trecho da carta que melhor representa sua urgência e importância diz o seguinte :

“(…) A verdade Lula é que não existe nada nesse país que não tenha a contribuição negra como parte do pacote. Seja balançando bandeiras, indo às ruas defender projetos políticos que não nos incluem ou incluem a contento como os governos atuais de nosso estado e município. A verdade é que por mais que você tenha se informado sobre o que aconteceu e acontece nesse país, algumas coisas lhe escapam por conta das velhas oligarquias brancas que, por motivos diversos, tinham mais acesso a você do que a nós, ainda que estivéssemos na mesma frente de batalha. Se hoje os partidos de esquerda têm alguma força, tem por nossa presença extrema, mas invisibilizada na hora da festa. Entendemos que não existe mais acordo para que a maioria da população seja invisibilizada e ignorada em nosso estado e município. (…)”

É sabido que há na velha esquerda problemas em relação a escuta e
aceitação de criticas do que eles chamam de “grupos identitários”. Para todo e qualquer movimento feito nessa direção, seja qual for o momento político, a resposta pronta mais notória é; “não é esse o momento”.

Por “não ser esse o momento” que desde a reeleição de Dilma para cá a velha esquerda enfrenta uma derrota atrás da outra culminando com o resultado das ultimas eleições. Por “não ser esse o momento certo” que houve uma enorme debandada das populações periféricas para os partidos da ultradireita. Por “não ser esse o momento certo” que as igrejas neopetencostais continuam num crescendo de seu rebanho, majoritariamente negro e ignorado por essa “velha esquerda.”

Quando a velha esquerda fala de “grupos identitários” a impressão que eu tenho é que ela esta falando lá do topo do Himalaia para o Brasil tamanha a distancia que se dá. A velha esquerda não consegue entender que não existe grupo mais identitário do que o dela mesmo ou seja, o grupo identitário masculino, branco e hegemônico, que, como diz Djamila Ribeiro, “só fala de si, governa para si e só pensa a partir de si ”.

Senão, vejamos; o quadro da velha esquerda inteira é tão branco quanto o quadro da ultradireita, que, mal comparando, mas já comparando, se apropria errônea porém eficazmente do poder da imagem ao usar figuras como a do deputado federal “Hélio Bolsonaro” (vulgo Hélio “Negão”) posando sempre ao lado ou detrás do atual presidente.

A velha esquerda branca costuma se referir a Hélio como “o negro de estimação do Bolsonaro” numa forma desprezível de racismo, dando a entender que o tal deputado, por ser negro, jamais poderia ser apoiador de um presidente da ultradireita.

Acontece que ser negro não é condição para nada além de ser o que se queira ser, inclusive de ultradireita.

Lidem com isso.

E comparando os quadros, vendo a imagem de Lula discursando logo após sua soltura, tudo leva a crer que a velha esquerda é quase tão branca quanto os mais temíveis grupos de supremacia branca do Hemisfério Norte. Além de quase ninguém na velha esquerda ser negro (com exceção de uma Benedita da Silva aqui e acolá), ninguém alí se relaciona com pessoas negras, mestiças, indígenas ou periféricas. As primeiras damas são sempre mulheres brancas, advindas das elites econômicas e/ou intelectuais e vice-versa. A imagem da velha esquerda
é a imagem da supremacia branca e do patriarcado oligárquico.

É a perpetuação do Brasil colonial .

É por isso que se faz tão necessária a carta do “Coletivo Afronte à Comunicação” endereçada ao ex-presidente Lula. Para que ele, agora ainda mais instruído de leitura política durante seus 14 meses de cativeiro, tenha o discernimento de entender que não existe esquerda sem protagonismo de cor, raça e gênero no Brasil de 56% de população que se autodeclara preta e parda. Afinal, não basta governar para essas populações e se vangloriar ad eternum por uma instauração tardia de políticas de cotas raciais somente. A esquerda tem que governar
junto com essas pessoas que agora precisam ter sua própria voz saindo de dentro nas cabeças dos partidos de esquerda. De outra maneira tanto a velha quanto a nova esquerda brasileira continuarão sendo um disfarce mal feito de uma ultradireita com toscas pinceladas de marxismo dadaísta.

E seguirão perdendo.

Sabrina Fidalgo é roteirista e cineasta.